Associação

A Associação Bauru Basketball Team figura entre as principais equipes profissionais de basquete do Brasil. Fundada em 18 de setembro de 2007, a equipe do interior de São Paulo pertence ao grupo das oito equipes fundadoras da Liga Nacional de Baquete e que participaram de todas as oito edições do Novo Basquete Brasil, principal competição da modalidade no país.

Na temporada 2014/2015, o Bauru Basket obteve resultados significativos conquistando quatro títulos e um vice-campeonato em cinco competições disputadas, além do prêmio simbólico da Copa dos Campeões das Américas de 2015 (Troféu Claudio Mortari). O Bauru Basket conquistou na temporada 14/15 os títulos de Bicampeão Paulista, Liga Sul-Americana de Clubes (invicto – oito jogos e oito vitórias), Jogos Regionais, Liga das Américas (invicto) e a segunda colocação do NBB.

Com os expressivos resultados e o título da Liga das Américas, a equipe bauruense se credenciou para a disputa do Mundial de Clubes de 2015 diante do campeão europeu Real Madrid (ESP). Com uma vitória para cada lado e maior saldo para a equipe de Madri, o Bauru Basket conquistou o feito de segunda melhor equipe de basquete FIBA do Mundo de 2015.

Os resultados do Bauru Basket também foram destaque na NBA e a equipe de Bauru se tornou o primeiro time de São Paulo, e segundo brasileiro, a participar da pré-temporada da NBA, principal liga de basquete do mundo. Em outubro de 2015, o Bauru Basket foi convidado pela liga norte-americana a participar da pré-temporada e atuou no templo do basquete mundial, o Madison Square Garden (primeiro equipe esportiva brasileira a atuar no ginásio), contra o New York Knicks, e também na capital americana, Washington, diante do Washington Wizards.

Em seu histórico, a equipe bauruense traz também o título do Campeão Paulista de 2013, a terceira colocação do Novo Basquete Brasil 2012/2013, a Copa EPTV de 2010 e a Copa TV TEM de 2008.

Na temporada 2015/2016, a equipe bauruense se tornou vice-campeão da Liga das Américas e vice-campeã do NBB mantendo-se na elite do basquete brasileiro e da América Latina.

Em 2016, o clube conquistou o título inédito do NBB (Novo Basquete Brasil) temporada 2016/2017. Após estar perdendo a série final por 2 a 0, o Dragão buscou a virada contra o Paulistano e ficou com o troféu.