Gocil/Bauru é superado em clássico

25/08/2017

Em clássico equilibrado pela quinta rodada do Campeonato Paulista 2017, o Gocil/Bauru foi superado por Franca na noite desta quarta-feira (23) por 90 a 88. Jogando no ginásio Pedrocão, os francanos fizeram valer o mando de quadra e, apoiados pelo bom público presente, usaram da experiência de seu elenco para passar pelo Dragão, que ainda não conta com alguns de seus principais jogadores e atuou praticamente com o time sub-19.
O destaque do jogo foi o ala/pivô Gabriel Jaú, que anotou 24 pontos pelo Gocil/Bauru e foi cestinha do confronto. Também teve atuação de destaque o armador Kendall Anthony, com seu primeiro duplo-duplo (22 pontos e 10 assistências), além do pivô Maikão, que deixou a quadra com 18 pontos.
O pivô bauruense acredita que o time demonstrou maturidade, apesar de algumas falhas, principalmente no setor defensivo. “Claro que queríamos vencer, mas jogamos de igual para igual com eles, na casa deles. Tivemos alguns erros principalmente no primeiro quarto, na defesa. Depois, equilibramos o jogo. Acho que o time mostrou, mais uma vez, evolução”, concluiu o camisa 18.
O técnico Demétrius Ferracciú lamentou o resultado, mas destacou a postura da equipe. “Não é fácil jogar no Pedrocão, contra toda tradição do Franca. Fora isso, jogamos contra um time que vem se preparando com um mês na nossa frente, atuou com quase todos os seus jogadores, com exceção dos que estão na Seleção Brasileira (Rafael Mineiro e Léo Meindl) e do Jefferson, enquanto nós ainda estamos com a base do sub-19, sem Alex, Shilton e Hettsheimeir, e o Renan, que também está com a Seleção. Mas tivemos uma postura firme e fizemos um jogo digno do clássico que é Bauru x Franca”, comentou.
O ala Isaac, que reencontrou o Pedrocão, também destacou a postura do Dragão. “Erramos em alguns lances, principalmente antes do intervalo, não tomamos as decisões certas e deixamos Franca abrir. Mas esse time de garotos mostrou maturidade e foi buscar o resultado. Perdemos por dois pontos apenas, isso mostra o que foi o jogo”, disse.

O jogo
Gocil/Bauru e Franca mostraram desde o início que o duelo seria digno da tradição do maior clássico do basquete brasileiro, mesmo com os dois times não atuando com seus principais jogadores - Franca não teve Jefferson William, Léo Meindl e Mineiro, enquanto Bauru atuou sem Alex, Shilton, Renan Lenz e Rafael Hettsheimeir.
Logo nos primeiros lances, o armador Kendall Anthony mostrou que daria trabalho para a defesa francana com infiltrações e chutes de longe. O time da casa só equilibrou o jogo e abriu vantagem nas bolas de três, fechando o primeiro quarto com boa vantagem de 10 pontos: 27 a 17.
No segundo quarto, Franca seguiu pontuando com Coelho e João Pedro, mas Bauru voltou melhor após tempo técnico e foi para o intervalo atrás por 6 pontos: 44 a 38.
Na volta do intervalo, a marcação bauruense funcionou melhor, mas o jogo seguiu equilibrado. Anthony continuou abusando da velocidade e abrindo o jogo, e o Dragão conseguiu foi para o último período 7 pontos atrás: 68 a 61.
O jogo seguiu equilibrado no último período, Bauru chegou a ficar três pontos atrás no marcador em chute de longe de Gabriel Jaú restando 4 minutos para o fim. Novamente Jaú, em três lances-livres, baixou a diferença para quatro pontos restando 35 segundos (89x85). Mas Franca conseguiu segurar na defesa e fechou o jogo em 90 a 88.
Esta foi a terceira derrota do Bauru na primeira fase do estadual, que classifica os oito times inscritos para a fase de quartas de final. Antes, o Dragão havia batido Liga Sorocabana e Osasco, ambas partidas disputadas no Ginásio Panela de Pressão.
Na próxima rodada, o Gocil/Bauru pega estrada novamente, desta vez para encarar o Paulistano na capital, em duelo que marca o reencontro entre os finalistas da última edição do NBB (campeonato nacional), cujo título ficou com o Dragão. A partida será na quarta-feira (30), às 19h30, no ginásio Antonio Prado Junior.


Franca 90 x 88 Gocil/Bauru

1º quarto: Franca 27 x 17 Bauru
2º quarto: Franca 17 x 21 Bauru
3º quarto: Franca 24 x 23 Bauru
4º quarto: Franca 22 x 27 Bauru

Destaques do Dragão:

Anthony – 22 pontos; 10 assistências
Gabriel Jaú – 24 pontos; 8 rebotes
Maikão – 18 pontos

Autor: Bauru Basket

Fonte: Bauru Basket